Welcome, visitor! [ Register | Loginrss

novo site bsbvendas
LinkedIn Pin It
 

R$BAIXE EBOOK GRÁTIS

EBOOK GRÁTIS: A manifestação do bullying na sala de aula

  • Email de Contato / Telefone OPCIONAL: Atendimento: (61) 3797-2850; 8447-6414; mourasobrinhocoach@gmail.com
  • Listed: 29 de August de 2015 8:56
  • Expires: This ad has expired
EBOOK GRÁTIS: A manifestação do bullying na sala de aula
EBOOK GRÁTIS: A manifestação do bullying na sala de aula - Image 1

Description

EBOOK GRÁTIS: A manifestação do bullying na sala de aula

Nos dias atuais a agressão física e psicológica tornou-se motivo de brincadeiras nas escolas e nas mídias sociais. Quando alguém sofre, repetidamente, algum tipo de violência está sendo vítima de Bullying. Neste e-book você tem um estudo bem objetivo desse problema que aflige sociedade e autoridades. Leia-o, você irá gostar.

Neste artigo você irá encontrar um tópico do ebook Bullying escolar I: noções iniciais e características do bullying.

Caso queira baixar o ebook COMPLETO clique no link esta no final desse artigo.

O projeto da presente pesquisa surgiu quando ouvir a história de uma aluna que estava realizando a primeira fase do estágio obrigatório do seu curso de graduação, em uma escola pública de uma de nossas unidades federativas. O desejo de trabalhar a temática do bullying tomou corpo quando analisei a seguinte situação por ela vivenciada: numa certa manhã de clima agradável, aproveitando-se da brisa suave e amena e do sol “frio” e “fresco”, ficou a observar grupos de crianças brincando no pátio da escola, durante o horário do recreio. Algumas brincadeiras, pela forma como as crianças se comportavam – umas se divertiam bastante enquanto duas ou três pareciam sofrer bastante com o tipo de “brincadeira” –, chamou sua atenção. Aproximando para ver mais de perto, percebeu que na verdade a “brincadeira” mascarava uma forma de violência, violência essa que era repetida várias vezes.

Levado o caso à professora, constatou a minha informante que aquela já havia presenciado esse tipo de “brincadeira” inclusive em sala de aula, mas não sabia o que fazer e nem como ou onde buscar auxílio.

Desse contexto, veio a questão que transformei na problemática do estudo: o que é bullying? Por que a escola, especialmente a sala de aula, cujos espaços são destinados a fornecer regras de boa convivência, convive com o bullying?

A partir daí, considerei a necessidade de trabalhar o tema, muito embora existam boas obras já publicadas.

A temática da presente pesquisa, desse modo, foi desenvolvida como forma de trazer informações simples e importantes aos professores, pais e educadores para uma melhor compreensão do fenômeno avassalador que se convencionou chamar de bullying.

Conhecendo a complexidade que envolve o assunto, desde sua nomenclatura, que já traz vários questionamentos e dúvidas, procurei trazer algumas informações de modos de agressões perpetuadas na sala de aula, tanto por alunos como pelo pessoal envolvido no trabalho do ambiente escolar, incluindo os professores.

Tomando como ponto de partida o fato de que o bullying na sala de aula traz consequências terríveis a todos os envolvidos, sejam agressores, vítimas ou apenas testemunhas passivas, tentei trazer uma reflexão bastante objetiva sobre o tema, partindo, por evidente, de importantes estudos já realizados por excelentes pesquisadores

Alerto para o fato de que o problema não se restringe a sala de aula ou ao espaço escolar, mas se faz presente de forma bem clara em todos os grupos sociais. Na verdade, no próprio ambiente familiar o bullying surge, quase sempre com as “brincadeirinhas” ou “piadinhas de mau gosto” ou mesmo os “apelidos”, tipo: “fulano é o patinho feio da família”, “olha a gata borralheira”, “ô tamborete de forró”, “pernas de palito”, “gordinho”, “baixinho” etc.

ebook grátis características do bullying

Do ambiente familiar para chegar aos grupos sociais maiores é apenas um pulo.

A base das discussões no presente trabalho são as diversas formas de violência ocorridas nas dependências das escolas ou em seus arredores, durante o percurso casa-escola e escola-casa.

O e-book foi estruturado em seis capítulos, para facilitar a abordagem e tornar mais simples a compreensão e visão geral do problema. Busquei imprimir a cada capítulo um caráter bastante didático, com o intuito de oportunizar a todos que tiver acesso a este e-book uma compreensão clara e objetiva, sem a necessidade urgente de debruçar-se na leitura dos grandes clássicos, que assim será feita em momentos posteriores de modo bem agradável.

Dessa forma, primou-se por uma estrutura bem simples. Muito embora a obra possua seis capítulos, sendo cada um completo em si, a forma como estão bem interligados aos demais, torna a leitura do todo indispensável para o entendimento do bullying.

No primeiro capítulo, foi apresentada uma visão bastante genérica, porém suficiente para se perceber como e quando o bullying surgiu e que rumo tomou até os dias atuais. Ficou bem assentado que a violência é um fenômeno que acompanha o homem deste os primórdios, florescendo e ganhando forças com o surgimento das primeiras grandes civilizações. No entanto, somente nos anos setenta, a partir de observações levadas a cabo pelo professor Dan Olweus em escolas da Noruega foi que o bullying nas escolas logrou ser conhecido.

O capítulo segundo traz uma abordagem bem elucidativa do que seja bullying, explica o porque do uso do termo de língua inglesa e destaca suas características mais importante. Nesse momento, especial atenção foi dada para o correto enquadramento da violência como bullying.  Isso tem a finalidade de mostrar com bastante lucidez que nem toda forma de violência é bullying, muito embora todo bullying seja violência. Fica bastante claro que uma agressão física ou moral somente deverá ser considerada como bullying se apresentar as cinco características do bullying, como a seguir descrito.

  1. O agressor pretende, através de seus atos, demonstrar que pode, quando quiser, submeter os demais alunos à sua vontade e caprichos, mesmo que isto signifique expor o colega a uma situação desagradável ou ridícula (objetivo);
  2. As condutas no bullying nunca ocorrem uma só vez. É necessário que exista uma reiteração de condutas contra a mesma vítima (repetição de conduta);
  3. Para que constitua bullying, é preciso que o ato esteja dotado do elemento intencionalidade (intenção);
  4. A vítima não pratica qualquer conduta que poderia, eventualmente, motivar um revide ou uma vingança por parte do agressor, de modo que a violência é completamente gratuita (ausência de motivo); e por fim,
  5. Existência de superioridade do agressor em relação à vítima, ou, ainda que esta superioridade não exista de fato, o agressor e a vítima acreditam que ela está presente (desiquilíbrio de poder).

No terceiro capítulo abordei, sem preocupação em trazer muitas informações, os tipos de bullying, de acordo com os mais importantes estudiosos do tema. Deixei bem claro, contudo, com base nos especialistas do tema, que as diversas classificações apresentam poucas ou quase nenhuma diferença, sendo, pois, irrelevante utilizar essa ou aquela tipologia.

O bullying como fenômeno social por estar presente em todos os grupos sociais, sendo na realidade dependente da existência de relações interpessoais, foi o assunto do quarto capítulo. Aqui o grande destaque foi o denominado bullying virtual ou cyberbullying.

O bullying escolar propriamente dito foi o tema do capítulo cinco, enquanto no sexto capítulo tratou-se do bullying na sala de aula. Ao se abordar o bullying escolar trouxe-se vários dados estatísticos coletados de diversas pesquisas, como forma de enriquecer o estudo.

Já o último capítulo, foi especialmente enriquecido com a análise dos diversos atores envolvidos no bullying. Momento em que se deixou claro que na sala de aula muitas vezes até o professor assume o papel de agressor ou vítima ou testemunha do bullying.

A elaboração desse e-book teve como objetivo geral estabelecer critérios essenciais para se identificar o bullying entre os diversos tipos de violência ocorridos na escola e, em particular, no ambiente da sala de aula.

Nesse diapasão, a realização da pesquisa aqui contida teve sempre presente, de modo específico, os seguintes objetivos:

  1. Apontar de forma bem clara qual a origem do bullying, trazendo elementos que possibilitem a compreensão desse fato social tão antigo, mas ao mesmo tão recente;
  2. Descrever com bastante objetividade os principais passos percorridos pelo bullying em sua rápida evolução;
  3. Conceituar com precisão é que se deve realmente entender como bullying, destacando a força do vocábulo inglês e, ao mesmo tempo, os problemas que ele traz;
  4. Especificar com bastante clareza os elementos envolvidos no bullying, esclarecendo o papel do bully (agressor), vítima e testemunha;
  5. Deixar bem claro que o bullying é um fenômeno social que tomou enormes proporções em todo o mundo;
  6. Destacar as principais causas e consequências que o bullying escolar traz aos envolvidos e a toda a sociedade;
  7. Descrever a grande importância da escola no combate ao bullying, destacando de modo bem específico o papel que deverá ser desempenhado pelo professor e pais no processo de erradicação do bullying;
  8. Elencar algumas medidas que devem ser utilizadas no combate ao bullying.

A metodologia utilizada na elaboração do conteúdo apresentado foi principalmente a pesquisa bibliográfico de investigação, com o intuito de descobrir na farta literatura existente as definições e as possíveis implicações da forma de agressão denominada bullying. Com isso em mente, partiu-se para a análise de artigos, livros, revistas, dados estatísticos, teses e dissertações, em suma, qualquer tipo de material que pudesse trazer alguma informação relevante.

É claro que durante a fase de estudo detalhado de cada material, cuidadosamente, se foi separando alguns pela sua maior consistência nas informações e dados trazidos em detrimento de outros reputados menos ricos e interessantes.  A riqueza e abundância de bons artigos e obras sobre o tema trouxe uma certa surpresa, considerando-se que nas escolas brasileiras, em quase sua totalidade pouco se fala sobre o tema, embora os problemas trazidos por ele são inúmeros e muito perceptíveis.

Muito embora se tenha analisado alguns casos bastante interessantes, optou-se por não colocá-los no trabalho, considerando serem mais pertinentes à uma pesquisa de campo.

Durante a fase de fichamento dos materiais estudados, alguns autores conquistaram a preferência nossa preferência não só pela riqueza e coerência nas informações, mas, sobretudo, pela forma clara e didática de colocá-las.

Para efetuar a coleta de informações necessárias ao processamento da pesquisa utilizada na confecção do e-book, procuramos inicialmente a ajuda de um dicionário de inglês-português para se familiarizar com o vocábulo, no que diz respeito à escrita e pronúncia.

Agora havia a necessidade de se obter uma exata compreensão do sentido do vocábulo. Dessa forma, foi preciso pesquisar para descobrir bons textos e bons livros sobre o tema. De posse de uma vasta bibliografia, passamos a fase de fichamento, momento em que era realizada a seleção dos materiais em vários grupos: importantes, bons, adequados, e desinteressantes.

Deixando de lado aqueles materiais considerados desinteressantes, procuramos fazer uma leitura mais crítica e proveitosa nos materiais agrupados nos três blocos restantes. A partir daí, a pesquisa bibliográfica foi tomando corpo. A escolha do método qualitativo tem explicação no fato de se acreditar que pesquisas desse porte possibilitam um maior contato com grandes obras, aproximando muito o leitor-pesquisador do pesquisador-autor. Essa aproximação traz um grande enriquecimento, tornando o objeto de estudo bastante próximo e íntimo do pesquisador…

PARA CONHECER TODA A OBRA, BAIXE O EBOOK “A MANIFESTAÇÃO DO BULLYING NA SALA DE AULA”. BASTA CLICAR NO BOTÃO LARANJA ABAIXO. BOA LEITURA!

baixar-ebook-mouracoaching

____________________________________________________________

FINAL DO ANÚNCIO

 .

 ebook-NA-CRISE-existem-oportunidades

E-book: Na Crise existem Oportunidades? Descubra a sua e Vença

 .

Gostou desse Site? Então clique no botão ao lado.

BSBvendas

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Digite seu e-mail:

Escreva seu e-mail na caixa acima e clique em Assine. Atenção, você receberá um e-mail pedindo que ative a sua inscrição, somente a partir daí sua inscrição será válida, não se esqueça de ativar pois SOMENTE APÓS ATIVAR SUA INSCRIÇÃO É QUE VOCÊ RECEBERÁ NOSSAS ATUALIZAÇÕES. CASO não encontre o e-mail em sua caixa de entrada procure na caixa de spam.

Ad Reference ID: 96755e19de2de4dc

Sponsored Links

Ciclo da realidade: Ser, fazer e ter

Cultive o “ciclo da realidade”. O que você vê, o mundo que você vê, você cria, você realiza. Se você vive em um mundo inadequado, você irá criar um mundo equivalente. Por exemplo, se as pessoas com quem convivo não gostam de estudar ou não investem em suas profissões, certamente eu terei as mesmas atitudes. 

Confira mais aqui: http://www.bsbvendas.com/ads/ebook-na-crise-existem-oportunidades-descubra-a-sua-e-venca/

Leave a Reply

To inquire about this ad listing, complete the form below to send a message to the ad poster.

.

.

Comprar tenis Brasília

Dicas e Regras de Segurança Antes de Negociar

O site www.BSBvendas.com não se responsabiliza pelas negociações que os usuários concretizam ou não, e nem por informações, bem como não interfere ou participa de qualquer negociação.

Dicas de segurança. Identifique possíveis fraudes ou golpes:

Fique atento, mesmo que o anunciante forneça a você informações e dados pessoais, isso não garante a sua veracidade/ idoneidade. Sempre que possível, peça a Nota Fiscal original ou recibo da compra. Nunca envie produtos antes de ter definido o pagamento e a forma de entrega. Se possível finalize o negócio em lugar público. O anúncio parece bom demais para ser verdade preço muito baixo, doações e outros.

CONTATO-SUPORTE-site-BSBVENDAS

.

BSBVENDAS.COM Regras e Diretrizes